domingo, 15 de fevereiro de 2009

Enviado da ONU se reunirá com presidente saaráui


Argel, O novo enviado da ONU para o Saara Ocidental, Christopher Ross, se reunirá no próximo dia 20 com o presidente saaráui, Mohammed Abdelaziz, nos campos de refugiados de Tinduf (Argélia), informou hoje à Agência Efe o embaixador da República Árabe Saaráui Democrática (RASD) na Argélia, Brahim Ghali.

Ross, que inicia na próxima semana uma viagem pela área, tentará retomar o processo de negociações dirigidas para uma solução ao conflito, cuja quarta e última rodada ocorreu em março de 2008.

O enviado especial do secretário-geral da ONU "irá aos acampamentos de Tinduf, onde haverá conversas com o presidente Abdelaziz", disse Ghali, que disse que a reunião do dia 20 acontecerá poucos dias antes das festividades do aniversário da criação da RASD.

A Frente Polisário prepara-se para celebrar, de 22 a 28 de fevereiro, o 33º aniversário do estabelecimento da RASD, com um programa que inclui uma maratona da qual participarão 650 atletas da América Latina, Europa e África.

O movimento independentista saaráui, que anunciou a presença a esta celebração de delegações políticas estrangeiras de alto nível, prevê também a organização de uma conferência internacional sobre a reconstrução dos territórios saaráuis livres.

Ross iniciará sua viagem com uma visita ao Marrocos, antes de ir aos acampamentos de Tinduf.

Deverá fazer outras consultas também na Argélia e nas Mauritânia, dois países que têm a condição de observadores no processo de paz da ONU.

Sem comentários: