sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

REPRESSÃO EM EL AAIUN, TERRITÓRIO SAHARAUI OCUPADO POR MARROCOS

NO QUADRO DA VISITA DA DELEGAÇÃO AD HOC DO PARLAMENTO EUROPEU

O Conselho Português para a Paz e Cooperação condena as recentes agressões e a actuação das forças policiais marroquinas no quadro da visita de uma delegação do Parlamento Europeu à cidade ocupada de El Aaiun, sobre os cidadãos saharauis e seus representantes.

As forças de ocupação marroquinas procederam ao encerramento das principais ruas que conduzem à cidade de El Aaiun (Sahara Ocidental) na véspera da chegada da missão ad hoc do Parlamento Europeu ao Sahara Ocidental. El Aaiun esteve sob um férreo controlo policial durante todo o dia de ontem, com o evidente propósito de impedir todas as manifestações que reclamem o direito à autodeterminação do povo Saharaui".

A Associação de Vitimas de Graves Violações de Direitos Humanos (ASVDH) denunciou a detenção na semana passada de El Hafed Toubali, destacado activista saharaui dos Direitos Humanos, tendo sido interrogado sobre as manifestações previstas durante a visita da missão ad hoc da EU.

Na terça-feira, dia 27 de Janeiro, a policia marroquina agrediu brutalmente três representantes do Comité Contra a Tortura de Dajla quando estes se iam reunir com a delegação do PE, composta por Hamia Ahmed Musa y Rachid Sghyar.Foram torturados em plena rua e depois levados num veiculo policial enquanto que Ulad Chej Mahyhub conseguiu alcançar o Hotel com graves feridas nas pernas.

Foram ainda detidos e interrogados Amminatou Haidar (nomeada em 2008 para o prémio Nobel da Paz) e Ali Salem Tamek, membros do Colectivo Saharaui de Defensores dos Direitos do Homem após reunião que mantiveram com a delegação.

Conselho Português para a Paz e Cooperação

Sem comentários: